Mulheres

ASSEMBLEIA ABERTA DE MULHERES INDEPENDENTISTAS (25 – 26 de SETEMBRO)

Irmãs;

Começa um novo processo organizativo do independentismo galego, no que pretendemos recolher o melhor das etapas anteriores, mas também analisar erros e superar eivas do passado. Por isso entendemos a nossa participaçom, a das mulheres, fulcral para construir um espaço que atenda realmente as demandas que estám sobre a mesa. Nós, que sempre habitamos este movimento nas margens e com papeis secundários às lideranças masculinas, necessitamos ser agora as protagonistas para mudar as dinámicas que geraram este descontento.

Imos fazer isto porque sabemos. Já temos habitado espaços distintos onde as dinámicas eram outras, mais saudáveis. Onde o poder nom se acumulava em poucas maos, justificando-se em “quanto sabe”, “quanto trabalha”, “que carisma!”. Já temos construido outras relações, já temos apreciado outros valores e roles militantes. Temos compreendido que os processos importam, ainda que sempre o foco estivesse nos fins, e pensamos que este precisa, mais que nunca, da nossa presença ativa, da nossa palavra, e de impregnar-mo-lo da experiência do entre mulheres.

Por todo isto, achamos necessário construir um espaço nosso, e para isto convocamos-vos a todas, mulheres independentistas interessadas neste processo das Assembleias Abertas e, em geral, no presente e futuro do nosso movimento, a auto-organizarmo-nos. Se estás interessada, desejas fazer alguma proposta ou participar na organizaçom deste primeiro encontro, escreve ao correio das assembleias abertas. Nas próximas semanas iremos achegando mais informaçom da convocatória. Adiante com a irmandade das mulheres!

Na Galiza, 25 de Julho de 2021